quarta-feira, 14 de julho de 2010

Nomenclaturas na T.I.


Não fique perdido entre os executivos num congresso ou numa palestra. Enriqueça seu vocabulário tecnológico com as nomenclaturas mais conhecidas e citadas durantes os eventos. Saiba quais são e o seu significado.
CEO - Chief Executive Officer
CEO é a sigla da expressão inglesa Chief Executive Officer e designa o mais alto cargo executivo de uma organização, equivalente em português a Director Geral, e tem como principal missão levar a cabo as políticas e planos estratégicos aprovados ou estabelecidos pelo Conselho de Administração. É ao CEO que cabe assegurar o cumprimento da missão corporativa, desenvolver o planeamento, criar e implementar a estratégia corporativa, relacionar-se com stackolders  externos ao mais alto nível e liderar a própria equipa de gestão. Em algumas organizações, o cargo de CEO coincide com o de Presidente do Conselho de Administração.
Abaixo do CEO, temos:
COO – Chief Operations Officer
Tambem chamado de “VP de Operações” no Brasil, ele cuida das finanças, RH, administrativo e etc; Tudo que é relativo à operação de rotina da empresa, ou seja, todas as áreas que formam as engrenagens do negócio. Ele pode ser visto como um diretor-geral.
CIO – Chief Information Officer
Algumas empresas têm o CIO, pessoa responsável pela a área de TI e pelo acesso/controle à informação.
CFO – Chief Financial Officer
Indivíduo responsável pelo controller financeiro (separado do COO). Normalmente o CEO manda no COO, que do lado dele tem o CFO, CIO e etc;

Outsourcing 
Trata-se de contratar uma entidade exterior à empresa para executar serviços não estratégicos (que não produzem valor acrescentado para os clientes), em vez de os produzir internamente. A grande vantagem reside na redução de custos que tal opção implica. Talvez ainda seja mais importante o fato de o outsourcing libertar mais tempo os executivos para se dedicarem mais às core competence (competências estratégicas) da empresa. O conceito nasceu na área das tecnologias de informação. Tem maior potencial de aplicação em indústrias dinâmicas, em que as pressões para cortes nos custos são mais intensas, nomeadamente nos grupos empresariais que pretendem seguir uma estratégia de integração vertical das suas atividades. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

addthis

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...